quarta-feira, 10 de março de 2010

Gato Abissínio

Um gato de temperamento muito sociável, brincalhão e curioso. Apegado ao dono, mas sem ser tão dependente como o Persa, pode ficar horas procurando entretenimento na casa, como subir nos móveis, cortinas e armários e, brincar objetos e bolas oferecidos pelo seu dono. A raça ainda é pouco conhecida no Brasil
É muito resistente a doenças e precisa apenas dos cuidados básicos, como vermifugação e vacinação. O Abissínio é um gato médio, de aparência majestosa.
Seu pêlo é curto do tipo exótico (foreign), iridescente, formando uma rica combinação de cores. Os machos são proporcionalmente maiores que as fêmeas. Elas têm ossos mais delgados e são habitualmente mais ativas do que os machos.


Histórico
É originário da antiga região da Abissínia (hoje Etiópia), chegou à Europa por volta de 1800 levado por viajantes que retornavam das colônias inglesas na África. Desde aquela época o Abissínio se manteve quase inalterado no que diz respeito à sua constituição física, com seu porte levemente robusto e ligeiramente longilíneo. Sua aparência chega a ser a de um gato selvagem, fato que o torna muito atraente em todo o mundo.
No Brasil, não é uma das raças mais populares, apesar de o estado do Rio de Janeiro possuir bons e destacados criadores de Abissínio. Em outros países a situação é um pouco diferente. Nos EUA e Inglaterra existem clubes de criação representativos que congregam até centenas de criadores. Estes se encarregam do trabalho de criação e divulgação da raça.
O padrão da pelagem é geneticamente agouti, com ticado profundamente escuro e parelho, contrastando com bandas de cor mais clara e produzindo, assim, um efeito translúcido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário